Ruben Fernandez afirmou-se na Qualificação MXGP

A classe maior entrou em pista pelas 11h e o sol começava a aparecer. O público maioritariamente português e espanhol enchia as bancadas do CIA - Crossódromo Internacional de Águeda. A primeira sessão de treinos foi de habituação a este novo layout da pista bairradina, no entanto os principais intervenientes desta temporada, começavam a mostrar-se.

Na sessão de treinos que antecedia a tão desejada qualificação - habitual manga que esta temporada dá pontos para a classificação do campeonato, o multicampeão e regressado Jeffrey Herlings - KTM, mostrava um excelente andamento e superava os "espanhóis do momento" Fernandez - Honda e Prado - GasGas - líder do Campeonato do Mundo.

Já na qualificação o holandês da equipa oficial sai na frente, no entanto Ruben Fernandez mostrou que não iria deixar fugir o seu mais direto adversário. À terceira volta o galego da HRC passa para a frente da manga, para delírio do muito público presente. Herlings ainda tentou voltar à liderança, mas sem sucesso - Fernandez vence a qualificação com cerca de 4 segundos de vantagens.

O terceiro classificado nesta Qualificação acabou por ser o holandês Calvin Vlaanderen, pelo que Jorge Prado acabou por cair na sexta volta da manga quando era terceiro e mesmo tentado de tudo para minimizar os "estragos", não foi além do sexto lugar final.

Destaque para a presença dos portugueses Paulo Alberto e Luís Outeiro - ambos de Yamaha nesta categoria "maior". O leiriense, atualmente a militar no Campeonato Brasileiro de Motocross, garantiu o 19º lugar e Outeiro fechou o top20 da classe MXGP.

Amanhã, este grupo com quase três dezenas de participantes, realizará duas mangas durante a tarde, de forma a sabermos quem será o grande vencedor do Portugal MXGP 2023.

Estas e outras informações em: www.portugalmxgp.com

 

 
{c2r-file-description}